quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vitórias e Derrotas

Os feriados servem para isto mesmo: para podermos evocar acontecimentos ou datas importantes e não as deixar cair no esquecimento. Hoje é feriado por aqui. 91 anos que terminou oficialmente a primeira guerra mundial (global?). Como escrevi ontem numa sms ao Fora também nós fomos lá dar com os costados. E de que maneira. E, uma vez que cá ando a dar com eles, de uma forma infinitamente mais leve, também aproveito para não fazer nenhum.
Mas, para além da tão ansiada folga, apesar das (conseguidas) tentativas neo-liberais para abrir todo o centro comercial, supermercado e loja disto ou daquilo, o que é verdadeiramente importante é não deixar de comemorar (ou lembrar, se não for caso para isso) os eventos que importam e, porque não?, deixar cair os que já não interessam a ninguém.
Por exemplo, hoje veio cá a Angela Merkel, discursou perante os Franceses em aniversário de uma derrota da Alemanha. Achei um bocado podre o Sarkozas fazer a cerimónia no Arco do Triunfo, mas deve ser só paranóia minha. Sem complexos, adiante.

Exemplo de feriados a não deixar cair em Portugal, independentemente das vozes do costume:
  • 25 de Abril
  • 5 de Outubro
(Pelo menos, enquanto houver uma ditadura no mundo e um só país debaixo de um sistema que faz do acaso da filiação uma nomeação de um soberano)

Exemplo de feriados a eliminar do calendário:
  • Aquela quinta-feira em Junho que ninguém sabe o que é (é o Corpo de Deus, e tb pode ser em Maio)
  • A terça-feira de Carnaval - devemos ser o único país "civilizado" do mundo a achar que devemos ter direito a essa estupidez. Se o feriado anterior eu posso aceitar por poder hipoteticamente significar algo para a maioria católica do país, este é absurdo
De resto NUNCA por NUNCA admitir a deslocalização de um feriado (seja por calhar num Domingo, ou numa terça, ou numa sexta) e nunca deixarmos de nos perguntar por que existe ele e pensarmos que normalmente só fazemos os feriados em que fomos vencedores e devíamos falar dos feriados dos países que nos "venceram" e o celebram. Sempre podemos aprender alguma coisa. Veja-se a senhora Merkel hoje, por exemplo...

3 comentários:

Taxi Driver disse...

Inacreditável!

Dar cabo da terça feira de Carnaval e deixar o Corpo de dEUS?!?!?!?
"eu posso aceitar por poder hipoteticamente significar algo para a maioria católica do país"?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

As celebrações pagãs são menos importantes, é isso?!
Olha que a maioria católica é cada vez mais uma minoria!

Tu e os teus amigos que não curtem o Carnaval... Humf!

Taxi Driver disse...

Só um detalhe, Merkel e Sarkozas foram neste dia colocar flores ao Arco do Triunfo pois é lá que se encontra a Chama Eterna.
Arde por todas vítimas francesas da guerra.

Não foi o Sarcozas a armar-se em esperto como estavas a sugerir!

Amil Neila disse...

O Sarkozas arma SEMPRE esm esperto, o que quer que faça.
E, claro, as vítimas FRANCESAS, btw, à mão dos boches LOL