sexta-feira, 31 de julho de 2009

ParisMosh (com a colaboração de MilanoMosh) apresenta...

... A BURRATA

Ir trabalhar a Itália é sempre um atrofio. Nunca se sabe bem do que está à espera, o que se vai ouvir, os coelhos que vão sair daquelas cartolas de design bem aprumadas. Num momento estão a abanar a cabeça muito sérios e a concordar com aquele sotaque cantado de inglês que acentua sempre a última sílaba das palavras e no momento seguinte a dizer o contrário daquilo que estavam a ouvir. Depois têm um hábito (pode ser entendido como uma capacidade extra, mas funciona muito mal) que é o de falarem ao mesmo tempo dos outros, que irrita os menos preparados. Em comparação com os Espanhóis falam menos alto, mas são muito mais ao mesmo tempo. E é bonito de ver: um tipo começa a falar, o outro começa a falar por cima e ficam assim uns minutos. E, claro, estão convencidos que se entenderam. Pior: um tipo (eu) começa a falar, eles começam a falar ao mesmo tempo, o tipo (eu) pára e eles também se calam. Já me garantiram até que é falta de educação parar de falar em casos destes mas,
foda-se,
eu é que não sou maluquinho. Têm uma terceira característica que é o "dipendi". Irrita, essa pôrra, é a prova provada que não têm regras, não escrevem nada, não descrevem nada de uma forma clara, não cumprem nem fazem cumprir nada. Depois, põe-se-lhes uma questão simples e a resposta é "dipendi!". Porque depende sempre tudo de uma série de merdas que não têm qualquer explicação lógica nem se relacionam em nada com o assunto em causa e normalmente para qualquer caso há sempre mais excepções do que regras.
Bem e porquê toda esta introdução? Olha, porque me apeteceu desabafar um bocado e aqui ninguém me cala. Mas porque é que eu ainda me ponho a responder a estas vossas perguntas?

Mas quando um dia de trabalho é difícil, é bom estar numa cidade onde se come tão bem e com tanta qualidade de serviço como em Milano. Não, não é barato. Queriam quê?

Pois bem, fiquei num hotel diferente do habitual. Onde ficava há 3 anos está fora de questão desde a explosão da crise, onde tenho ficado recentemente está em obras.

Fiquei num hotel na Viale Certosa, se querem saber. Mas também não sei porque é que querem saber tudo. Não sei que é que se passa convosco hoje.

Pedi para me indicarem um restaurante na recepção do Hotel e lá fui (com um colega que estava a trabalhar comigo e estava no mesmo hotel).

Fica já aqui o endereço, mas não se macem, se forem à capital da moda: entrem num restaurante e sentem-se. nove em dez vezes vai ser muito bom:
Ristorante-Pizzeria: uno piú Via M.U. Traiano. 62

Quando o meu colega pediu a sua entrada, uma caprese, a simpática senhora que nos servia, disse que tinha Burrata. Wow, disse logo que queria. De facto, não é nada fácil de encontrar. Mesmo em Milão, não é dado. Sei que em Paris se pode comprar, vindas de avião no mesmo dia, frescas. E consigo o contacto do tipo, mas até tenho medo de saber o preço.

aqui vos tinha falado dela, en passant. Na verdade é um queijo fresco preso numa camada de Mozzarela sólido. O queijo fresco é de leite de Búfala, tal como o verdadeiro mozzarela. Este é bem melhor do que o regular mas, que fique escrito: adoro queijo e não acho o Mozzarela nada de especial. Mas a burrata:













Olhem-me só este aspecto. Hmmmmm...









E depois espeta-se a faca, e começa-se:












Nota-se que é difícil parar. Ainda por cima, não cancelei a outra entrada que já tinha pedido, por isso acompanhei com um prato de enchidos (abstenho-me de comentar os enchidos, porque é de Burrata que falamos).
Adicionar imagem












Que delícia... está quase a acabar:









Não sei se dá para perceber bem com as fotos tiradas do télélé, mas acreditem...

Depois comi a refeição.Excelente, também...

Uma palavra só, para acabar, sobre as pizzas. Já jantei umas dezenas de vezes em Milão e pouquíssimas vezes comi pizza (apesar de terem sido boas experiências). A propósito, junto com a Burrata trouxeram-nos uma "pseudo-pizza" cortada aos bocadinhos, tipo, tão a ver, a fazer de pão. E isto apesar de já lá termos o pão. Hehehehe, estou cá com um sorriso.
Isto é, se forem por lá estas férias e fizerem, digamos... 6 jantares, façam um de pizza. Só para dizer que... bem, vocês sabem. Mas os outros, aproveitem bem. E, se puderem, peçam Burrata.

E se forem em trabalho: tenham paciência. Esta vida são dois dias e janta-se pelo menos num deles.

4 comentários:

everything in its right place disse...

Não percebo muito bem as fotos.
aquilo parece uma espécie de preservativo em que se come o interior.

-agora a gente chupa ou bebe?

Amil Neila disse...

Come-se o interior e o exterior. É cremoso. Dá p'ra comer de garfo e faca, e rapar o prato com pão.

DomingonoMundo disse...

... a mim parece-me uma mama de silicone. Pizza para mim, sff!

bartleby disse...

Ah! L'italiani!!!