terça-feira, 14 de setembro de 2010

Barbeiros sem carta

Nunca fui o tipo mais perspicaz do mundo e às vezes, a pessoas como nós, é preciso que nos digam tudo com as letras todos para que cheguemos lá. Quando mais ninguém tem paciência para fazer isto, há a publicidade. Ontem à noite, vinha pela minha rua e vejo um carro de aluguer estacionado. Um carro com muito folclore publicitário. Bem, não era bem um carro. Era uma daquelas caixas de chapa com matrícula amarela de motorizada (na nossa terra, pelo menos) e em que qualquer maior de idade pode sentar o cu para aterrorizar o trânsito (e os peões).
A publicidade?
"Pas de permis ou plus de permis? La solution est là"
Qualquer coisa que, em tradução selvagem se poderia escrever:
"Não tem carta ou ficou sem carta? Temos a solução"
E só nesta altura me bateu a coisa! Toda a gente sabe que estes carros são preferencialmente comprados por velhotes de habilitações inferiores à quarta classe (agora não é o nono ano?). Ou seja, permitem ultrapassar algumas restrições impostas pela lei (deve ser a única coisa que permitem ultrapassar, mas isso é outra história). Podem assim conduzir as pessoas que, ao passarem o período de validade da carta, não têm condições (por exemplo, visão, audição, dinheiro, ...) para a renovarem.
Mas - e aqui está o "plus" da frase acima e a minha falta de argúcia - também dão para que qualquer tipo que tenha perdido a carta ou que nunca a tenha tirado ou que a tenha visto apreendida entre numa estrada de cidade e desate a aterrorizar.
Não é a toa que o meu brother chama a estes carritos os "mata-velhos".

Sem comentários: