quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

(B)ARDINAS

Não sou, de certeza, o primeiro a puxar uma conversa de bola entre amigos. Não acho que o futebol sirva de orgulho nacional (ou mesmo local). Sou o mais imparcial possível quando vejo um jogo. Uma imparcialidade permitida na medida do meu afecto ao clube de sempre. Em todo o caso, uma real imparcialidade. Esgrimo-a a meu favor por comparação (parcial, claro está) directa com co-adeptos ou adversários.
Mas não deixo de meu chocar com o alinhamento do telejornal de hoje. Não vi o jogo contra o Atlético de Madrid para a liga dos campeões. A RTP entendeu que deveria dar antena a outro programa. Talvez o Contacto Venezuela. Ou um programa de culinária. Ou o eterno Hermano Saraiva.
Mas sei que ganhámos três-zero. Sei-o por sms. Em vão esperei pelas imagens dos golos na RTPi. Depois da clássica reportagem sobre os turistas espanhóis que andam a gastar menos em Portugal (ou mais, não me lembro bem), o Zé Beto Carvalho (agora, sem óculos) pediu-me para não sair do meu lugar para ver o quão decisivo foi o "nosso" Cristiano Ronaldo no jogo de ontem contra o Marselha marcando dois golos decisivos para a vitória do "seu" (nosso?) Real Madrid. Depois mostrou a resposta do "nosso" Mourinho a uma ex-estrela do Inter de Milão que o criticava já não sei bem porquê.
Depois passou para uma reportagem sobre um russo (ou outro eslavo qualquer) com tuberculose multi-resistente (acho que era isso).
E o Porto? Nada! Nem a mais singela referência a uma vitória que faz entrar 800 000 € em lusitanos cofres e que deixa o fêcêpê com 12 pontos na mais importante prova de clubes do mundo do futebol.
Já conheço todos os argumentos: eles são seis milhões, a rtp trabalha para as audiências, o jogo foi transmitido em directo ontem, é só futebol, o José Alberto estava sem óculos e por aí fora. Mas, foda-se, um gajo que está deste lado da fronteira não tem direito a saber que o seu clube ganhou a um clube que participa na "emocionante, espectacular e inalcançável liga espanhola"?

6 comentários:

gnç disse...

Agora imagina que eras adepto de um clube que joga na "impressionante, competitiva, maravilhosa, fabulástica, incrível" IIdivB de Portugal.
Estavas bem fodido!!!
Mas tem as suas vantagens...pouca bófia, cerveja COM alcool a 1€, e sem a puta da transmissão televisiva e os seus comentadores imbecis. Até o acumulado do bingo serve para pagar a conta da luz! Certo zé?
Fora de tangas. Tens razão.
Um abraço.

everything in its right place disse...

Só não abriram com o treino do benfica porque nesse dia o benfica não treinou!

Taxi Driver disse...

Pronto, pronto, pega lá...

http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1413320

Não consigo ver um homem crescido a chorar... por causa de bola!

rps disse...

Não suportam. Mas o ódio deles é nosso alimento.

hugo disse...

o boicote macrocefalo, o provicianismo dos ronaldos e os panegiricos ao benfica, atrevo-me a dizer que não sabia tão bem ser do porto de outra maneira.

hugo disse...

um comentário pomposo mata sempre qualquer caixa de comentários.