sábado, 9 de julho de 2011

Encontros

A colega dos recursos humanos sai atrás de mim para ir fumar. Já fora do bar diz-me para não me impressionar com os amigos. É pessoal fixe, mas é sexta-feira, pois… Soubesse ela de onde venho (soubesse ela quem sou) e não perdia o tempo. Digo-lhe que até simpatizo com o casal de irmãos (ela muito simpática e cheia de speed, ele um bocado parolo e a cair de sono) e com o New Yorker Evan, Ewan, whatever… Perguntei-lhe se ele mandava coca. Que não, é apenas excêntrico e um brilhante (a palavra parece medida por quem fez oito anos de conservatório) pianista de jazz. Apareceu a falar muito e alto, sapatos preto & branco, camisa branca, blazer preto, cara de miúdo. Depois de ir buscar a pint esteve a dizer-nos naquele engraçado sotaque “j’ay commandéy: am biéer, blonde, s’il vous play et aprés le mec se tourne et dit: take it, man, thanks hahahaha”. Está há 3 ou 4 dias em Paris, por um mês. Começou a aprender a falar francês sozinho por livros! Entretanto lá aparece Andreas com o amigo acabado de chegar de Munich. Alguns minutos depois vejo-os a falarem com o americano num alemão alegre e cervejeiro. Quando lhe perguntei se tinha aprendido alemão na escola, diz-me que não, que de facto o aprendeu com a ajuda de uns livros que arranjou por aí antes de uma viagem à Europa. Fui obrigado a acreditar! As miúdas conheciam-no de uma temporada em Nova York em que ele não falava ponta de francês. Também conversamos em Espanhol e ele mandou mesmo um bitaite qualquer num português de que ao menos mostrou identificar a sonoridade. Parece que andou pelo México durante uns tempos. Ao que disse falava outras línguas. Tenho a certeza que disse (ou disseram) Russo e acho que também Chinês. Cantámos alto (berrámos) no bar, ao desafio com outras mesas, a bater copos e mãos na mesa até sermos interrompidos pelo empregado que subiu as escadas para nos aconselhar calma. Fiquei de ser avisado de uma actuação do pianista, andam à procura de um bar que tenha um teclado disponível. Aconselhei-lhes um bar de hotel na Porte Maillot, espero que se concretize. Tenho a sensação que ainda vou ouvir falar do rapaz…

Sem comentários: